17 de jul. de 2012

PARCERIA SAÚDE-EDUCAÇÃO: O CMS Santa Maria em Atividade de Promoção da Saúde na Creche Municipal Tia Auta

                      Através da parceria saúde-educação, o CMS Santa Maria realizou no dia 12 de julho de 2012 uma atividade de promoção da saúde que teve como objetivo realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil de todas as crianças matriculadas na Creche Municipal Tia Auta. Esta instituição apresenta 136 crianças matriculadas na faixa etária de 1 a 4 anos.
                          Essa atividade tem sido realizada trimestralmente, entretanto, toda vez que a diretora da creche identifica alguma situação que necessite de uma avaliação em saúde, os profissionais da unidade são acionados, o que reitera o fortalecimento dessa parceria.
                      De acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento e desenvolvimento infantil são os eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança sob o aspecto biológico, afetivo, psíquico e social. (BRASIL, 2002).
                      Sendo assim, adotar medidas para o crescimento e desenvolvimento saudáveis, significa garantir um direito da população, além de cumprir uma obrigação do Estado. (BRASIL, 2002).
                        Com base nessa perspectiva, durante a atividade de promoção da saúde a Equipe Rio Pequeno realizou a avaliação antropométrica das crianças, atendo-se aos casos de sobrepeso, obesidade e baixo peso. Avaliou-se as cadernetas de imunização com o intuito de regularizar as vacinas em atraso e os casos que demandavam algum atendimento foram avaliados pela médica Rita Helena e pela enfermeira Fabiana.
                     Durante a atividade, constatou-se que 14 crianças haviam faltado nesse dia.  Do total de 122 crianças avaliadas, a equipe identificou 22 crianças com imunização em atraso. As principais vacinas observadas quanto ao atraso foram: tríplice viral e DTP (1ª dose e reforço). Identificou-se também 3 crianças em situação limítrofe quanto ao baixo peso e 15 crianças que apresentavam necessidade de agendamento de consulta devido à algum outro problema de saúde constatado durante a atividade. Todos os casos foram encaminhados à unidade de saúde.
                     Mediante ao trabalho realizado pela equipe, ressalta-se a importância da Estratégia Saúde da Família de forma a atuar no monitoramento dos condicionantes de saúde infantil no território e intervindo no mesmo através de ações que perpassam a integralidade e intersetorialidade.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.  





Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047