14 de nov de 2012

Dia Mundial de Combate ao Diabetes


O Dia Mundial da Diabetes é comemorado anualmente com o objetivo de procurar aumentar o conhecimento sobre esta doença, o aumento das suas taxas a nível mundial e a forma de prevenção da doença na maioria dos casos. Este Dia é celebrado em 14 de Novembro para assinalar o aniversário de Frederick Banting, que juntamente com Charles Best desempenhou um papel crucial na descoberta da insulina em 1922, a substância que permite salvar a vida dos doentes com diabetes.

Tipos de Diabetes

Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;


Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;


Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe;

Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.



Sintomas

* Poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia);
* Aumento do apetite;
* Alterações visuais;
* Impotência sexual;
* Infecções fúngicas na pele e nas unhas;
* Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;
* Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;
* Distúrbios cardíacos e renais.
Fatores de risco

* Obesidade (inclusive a obesidade infantil);
* Hereditariedade;
* Falta de atividade física regular;
* Hipertensão;
* Níveis altos de colesterol e triglicérides;
* Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);
* Estresse emocional.
Melhore sua alimentação: a alimentação deve ser rica em nutrientes, pobre em gorduras e moderada em calorias. Dê preferência a vegetais, grãos integrais e frutas de baixo índice glicêmico. Escolha as melhores fontes de gordura (azeite e castanhas). Evite massas refinadas, doces e produtos com açúcar.
Evite sobrepeso: a perda de 10% do peso corporal pode ser suficiente para reverter o quadro diabético. Mas é preciso mirar na gordura mais perigosa, a que se concentra no abdômen. O ideal é manter a circunferência abdominal em menos de 80 cm.
Coordene suas refeições corretamente: consumir porções menores de alimentos, com 3 horas de intervalo entre refeições, favorece o aproveitamento da glicose pelo organismo e não sobrecarrega o pâncreas.
A estátua do Cristo Redentor será iluminada na cor azul para lembrar o Dia Mundial do Diabetes.




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