30 de mar. de 2012

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

     
                     Em 31 de março é comemorado no país o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo (mastigação) até sua eliminação.

                A obesidade está se tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou números alarmantes como que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país. Outro dado importante apresentado foi o de que  52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média(dados de 2011), ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.
           A obesidade é um problema de saúde que tem como característica o excesso de gordura corporal e pode ser associada a algumas doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão arterial. É preciso repensar hábitos, ter coragem e força de vontade para mudar se alimentar com prazer e de forma saudável, sem esquecer que também é preciso cuidar do corpo praticando alguma atividade física.
    
 As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.
Algumas DICAS para uma alimentação saudável
  • Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras: aveias, pães integrais, vegetais e fruta(c/bagaço).As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol e auxiliam na perda de peso.
  • Dê preferência aos produtos da estação pois são mais baratos, saborosos e mais ricos em nutrientes;
  • Incremente suas refeições com frutas, verduras e legumes. Eles conferem cor e sabor às preparações, aumentam o teor de vitaminas e minerais, e permitem maior variedade no cardápio diário;
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, e evite as bebidas alcoólicas e o fumo
Este é nosso primeiro artigo e a partir de agora estaremos sempre postando receitas,dicas sobre alimentação,orientação sobre cuidados com a alimentos,novidades. A receita abaixo é feita em  grupos desenvolvidos pela nossa unidade e faz parte do Programa alimente-se Bem do SESI.

Suco da Horta
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de couve
- 1 litro de água
- 1 xícara de chá de polpa de maracujá
- 1 ½ xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de suco de limão
Modo de Preparo:
Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no
 liquidificador e bata com  um copo de água. Acrescente a polpa de maracujá
e bata rapidamente. Coe e junte os demais ingredientes.
 Sirva bem gelado.
Dica:
Boa fonte de vitamina E.
Fonte: SESI - Serviço Social da Indústria







Um comentário:

  1. Achei muito interessante a receita, vou testar no final de semana!!! Parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047