Doença Periodontal é aquela que acomete os tecidos de suporte e proteção dos elementos dentários, que são: gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar. Existem vários tipos de doenças periodontais e as mais comuns são a gengivite e a periodontite.
A causa da doença periodontal é a placa bacteriana, ou seja, quando a placa não é removida e associada com fatores que contribuem para este processo (tabagismo, álcool, doenças sistêmicas...), isso pode causar doenças periodontais. O tártaro é a placa bacteriana mineralizada, que se fixa aos dentes. Ele é removido com instrumentos específicos usados por profissionais qualificados, ao contrário da placa que pode ser removida pela correta escovação dos dentes.
Periodontite é um quadro resultante de uma gengivite não tratada. Ela acomete além da gengiva, o osso, o ligamento e cemento, comprometendo o suporte do elemento dentário. Seu tratamento é realizado em consultório e em alguns casos é necessário uso de medicamentos.
Para prevenir a doença periodontal é necessário que se tenha uma higiene oral adequada, usando escova dental macia e fio dental diariamente.
A gengivite é uma inflamação limitada ao tecido gengival. Na maioria dos casos é resultante de uma má escovação. Clinicamente observa-se vermelhidão na gengiva ao redor dos dentes e sangramento ao escová-los. Aumento de volume na gengiva também é observado. Se não for cuidada, a gengivite pode evoluir para periodontite.
No espaço Dúvidas Frequentes, você poderá ver essa postagem entre outras.
Comente e dê sua sugestão de novos temas a serem abordados por um de nossos profissionais.
Um dos melhores cirurgiões do Rio!
ResponderExcluir