27 de jun. de 2012

Visita Domiciliar com a equipe de Saúde Bucal do CMS Santa Maria




                   Para as equipes de Saúde da Família, as visitas domiciliares são instrumentos de interação no cuidado à saúde, sendo este um instrumento de intervenção fundamental utilizado como meio de inserção e de conhecimento da realidade de vida no qual a população está inserida, otimizando a criação de vínculos com e a compreensão de aspectos importantes da dinâmica das relações familiares.
                Compreender o contexto de vida dos usuários dos serviços de saúde e suas relações familiares visa impactar nas formas de atuação dos profissionais, permitindo o planejamento das ações considerando o modo de vida e os recursos de que as famílias dispõem.
Dessa forma, nós profissionais que atuamos na Estratégia saúde da Família, temos que atuar de acordo com as possibilidades encontrada em nossa realidade local. Assim, a odontologia tem como atividade regular no desenvolvimento de suas visitas domiciliares o TRA, que se constitui em dos métodos de mínima intervenção que segue uma filosofia de tratamento associado à promoção de saúde. É um método simples que consiste na remoção do tecido cariado com instrumentos manuais e preenchimento da cavidade com material restaurador (neste caso o ionômero de vidro). O TRA proporciona resultados clínicos satisfatórios e com uma boa relação custo-benefício.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047