6 de jun. de 2012

Dia Nacional do Teste do Pezinho


              O Governo brasileiro instituiu o dia de hoje, 6 de junho como o Dia Nacional do Teste do Pezinho.É um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças  Ele diagnostica quatro patologias metabólicas e genéticas: a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Fibrose Cística, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias. Se não tratadas a tempo, as duas primeiras doenças podem ocasionar uma Deficiência Intelectual e, as demais, causar prejuízos à qualidade de vida do bebê. Por este motivo é essencial que se realize o exame para diagnóstico precoce na primeira semana de vida da criança, após 48 horas do nascimento, e com o limite máximo de até o 5.º dia de vida.Toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho  O Programa Nacional de Triagem Neonatal tornou-se obrigatório a partir de 6 de junho de 2001, com a portaria GM/MS n.º 822.
     A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil ,através do Programa de Saúde da Criança ,desenvolve esta ação em todas as unidades do Município em livre demanda. 
       O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) referência em triagem neonatal no estado já realizou 71.902 teste de janeiro a maio deste ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047