7 de ago. de 2012

Semana Mundial Do Aleitamento Materno


A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou no dia 1 de agosto, indo até o dia 7, tendo como objetivo estimular a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade da criança, e complementado até os 2 anos de idade ou mais. A comemoração desta semana faz parte de um marco histórico mundial focado na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. E desde a sua criação em 1948, a Organização Mundial da Saúde tem concentrado esforços quanto à realização de ações voltadas para a redução da mortalidade infantil. (FIOCRUZ, 2012).
       O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, e constitui-se como a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para a redução da morbimortalidade infantil. (BRASIL, 2009).
  
     As equipes de saúde do CMS Santa Maria sempre trabalham essa temática durante as consultas de puericultura e pré-natal realizados na unidade. E com o intuito de reiterar a importância do aleitamento materno, O CMS Santa Maria realizou no dia 7 de agosto uma atividade de promoção da saúde voltada para o estímulo dessa prática.

     Para esta atividade as equipes de saúde elaboraram cartazes com informações em saúde sobre o aleitamento materno, distribuíram informativos, e realizaram uma roda de conversa voltada para gestantes e puérperas de forma a promover orientações quanto a importância e benefícios do aleitamento tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Nutrição Infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

FIOCRUZ. Semana Mundial do Aleitamento Materno. Disponível em: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=377  Acesso em: 02/08/2012






0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047