26 de abr. de 2012

CMS Santa Maria atuando na valorização e resgate da auto-estima e auto-imagem dos usuários da unidade.

          As necessidades básicas do homem precisam ser constantemente atendidas, a fim de manter o seu completo bem-estar físico, psíquico e social. Quando adoece, o ser humano é afetado como um todo e suas necessidades passam a se manifestar como problema.

        Para o ser humano, a imagem corporal desempenha um papel importante na consciência de si. Pode-se afirmar que a imagem corporal é tanto imagem mental quanto percepção; se a percepção do corpo é positiva a autoimagem será positiva, e se há satisfação com a imagem do seu corpo, a autoestima será melhor.

        Neste caso, um adolescente em idade escolar veio ao CMS Santa Maria a fim de tratamento odontológico. Durante o exame clínico a mãe do rapaz relatou que o mesmo se sentia constrangido perante os amigos e já não queria frequentar mais as aulas, devido à perda de uma parte de um dente anterior causado por uma queda.

         Foi feita a restauração em um consulta e o jovem além de se sentir estimulado a concluir todo o tratamento odontológico, resgatou sua autoestima que já estava baixa com a recuperação do seu sorriso.

        



       É de conhecimento de todos a grande demanda que há no nosso Município por serviços odontológicos, contudo não podemos pensar e atuar somente com base em práticas curativas, dessa forma nós, profissionais do CMS Santa Maria, acreditamos que desenvolver a auto-imagem dos usuários é alimentar a certeza do indivíduo ser capaz de levar uma vida plena e realizada em nossa sociedade.

Um comentário:

  1. Parabéns! E é assim, resgatando os valores e ajudando não só no aspécto da saúde física, mas também atuando como agentes transformadores do aspécto psicológico que evidentemente reflete no dia-a-dia dos moradores/usuários da comunidade. Sim, é importante demais que o indivíduo se sinta bem como um todo, isso o possibilita de sentir-se mais próximo de seu grupo social sem que haja uma autoexclusão, como foi relatado ou que este seja excluido pelos demais. Focar nisso é realmente cuidar da saúde e assim deixar claro o papel de vocês, profissionais agentes da saúde da família! Novamente, Parabéns!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Rio Pequeno,Lote n° 1 - Taquara

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3347-2047